Financiamento na Compra da Tua Habitação até 100%

casa e habitação

Comprar casa é um grande passo na vida de qualquer pessoa, mas antes de começares a sonhar com a decoração do teu novo lar, tens de enfrentar um pequeno “monstro”: o financiamento. E, claro, quem não gostaria de ter 100% financiamento para a compra da sua habitação? Spoiler alert: não é assim tão simples, mas não desesperes, porque vou explicar tudo direitinho para que até o teu primo de 12 anos consiga perceber.

O que é o Financiamento a 100%?

Imagina que vais comprar uma casa e, em vez de precisares de dar uma entrada (ou seja, pagares uma parte do valor do imóvel do teu próprio bolso), o banco empresta-te 100% do valor da casa. Parece o sonho, certo? Mas atenção, como todos os sonhos, há sempre um “mas”.

A Realidade do Financiamento a 100%

Nos bons velhos tempos (leia-se antes da crise financeira), os bancos eram super generosos. Ofereciam 100% do valor da casa e, por vezes, ainda te emprestavam um extra para as obras. Contudo, depois de 2008, os bancos ficaram mais cautelosos (ou seja, mais “mãos-de-vaca”). Hoje, a maioria dos bancos financia apenas entre 80% a 90% do valor da casa. Isto significa que, a não ser que tenhas um tio rico, vais precisar de juntar algum dinheiro para a entrada.

Há Exceções?

Sim, há exceções. Porque a vida não é só preto e branco. Se tiveres sorte, pode ser que consigas 100% financiamento em situações específicas, como por exemplo:

  1. Imóveis do próprio banco: Se comprares uma casa que já pertence ao banco, é possível que te ofereçam o financiamento total. Afinal, eles estão ansiosos por se livrarem dessas propriedades.
  2. Bancos mais pequenos: Algumas instituições financeiras mais pequenas (ou menos conhecidas) podem ter mais flexibilidade na concessão de crédito. Estes bancos podem estar dispostos a assumir um risco maior, mas também vão querer compensar com taxas de juro mais altas. Fica atento!
  3. Negociação afiada: Se fores um mestre da negociação, talvez consigas convencer o banco a financiar os 100%. Mas precisas de ter um historial financeiro imaculado e provas de que és um excelente pagador.

O Truque do Crédito Habitação Jovem

Se és jovem (ou seja, tens até 35 anos – ainda tens esperança!), podes beneficiar de condições especiais em alguns bancos. O Crédito Habitação Jovem é uma das poucas áreas onde ainda podes encontrar financiamento a 100%, especialmente se estiveres a comprar a tua primeira casa. No entanto, aqui também há sempre “letras pequenas”. As condições variam de banco para banco, por isso, pesquisa bem e compara.

!! Atenção aos Custos Extras

Mesmo que consigas 100% financiamento, não te esqueças que há sempre custos extra na compra de uma casa. Estamos a falar de impostos, registos, comissões e, claro, aquele sofá lindo que viste na loja. Por isso, certifica-te de que tens alguma margem financeira para estes extras.

Conclusão: Vale a Pena?

A ideia de conseguir 100% financiamento pode ser tentadora, mas lembra-te que, na maioria das vezes, vais acabar por pagar mais em juros ao longo do tempo. Por isso, antes de te atirares de cabeça, avalia bem a tua situação financeira. E, claro, procura aconselhamento especializado para não tomares decisões precipitadas.